Criando Gráficos com o Report Viewer do .NET C#

Olá pessoal, faz um bom tempo que eu postei algo aqui no blog e que está meio abandonado rsrsrsrs, estive fazendo pós graduação e meu tempo ficou escasso.
Mas vamos lá, vou falar um pouco sobre uma ferramenta muito legal, o Report Viewer do .Net, essa ferramenta pode gerar relatório e gráficos muito bacanas e o mais importante na minha opinião, também é possível visualizar os reports criados, no IOS e Android, visto que ele não é gerado em flash, não testei no Windows Fone mas tenho quase certeza que também funciona. É bastante simples de usar e o projeto completo está no final do artigo. Vamos a utilização:

Primeiro vamos gerar uma pequena massa de dados para utilizar em nosso exemplo, crie um banco de dados com o nome "TesteReportViwer" e execute o script neste link.

Crie um novo projeto no Visual Studio conforme a imagem abaixo:



Na ToolBox arraste um controle ReportViewer para a pagina, é importante lembrar que o ReportViewer somente irá funcionar com o ScriptManager do Ajax Extension na pagina, para renderizar o controle, vc pode baixa-lo aqui.

Adicione um novo item no projeto do tipo Report:





















No report vamos adicionar um DataSet para conectar a fonte de dados que criamos, no campo Data source, vamos adicionar um novo:

























No meu caso selecionei a conexão do web.config do projeto, porem é possível selecionar outras fontes de
dados, na tela seguinte vamos selecionar a StoredProcedure previamente criada através do script para gerar uma consulta no nosso dataset:



































Feito isso clicamos em Finish, desta forma já é possível montar nosso gráfico com os campos necessários, arraste um controle Chart para o report, a tela abaixo será apresentada, no nosso exemplo utilizaremos o gráfico de colunas:


































Feito isso é só montar o gráfico com o campos necessários, eu criei a seguinte visão abaixo:
















Onde meu Value seria os valores que eu quero medir no meu gráfico, a categoria que é a base do gráfico com meu clientes e a série seria os tipos de produtos. Este gráfico demostra a quantidade e tipo de roupas adquiridas por cliente.
Uma vez que nosso report está montado basta chamarmos ele em uma página através do controle ReportViwer lembrando que é necessário ter um ScriptManager na pagina para funcionar:




























Na seta a direita do controle, selecione o report que você adicionou no projeto, em seguida no Code Behind da pagina insira os comandos:


O resultado será esse:




Há varias formas de gerar gráficos com o ReportViewer, podemos passar parâmetros e  gerar diversos tipos de gráfico e relatórios, este exemplo é apenas didático e o objetivo é ser simples, explore o potencial desta ferramenta que na minha opinião tem muito a oferecer.

Um abraço e até a próxima :)


Download Projeto Completo





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consultando usuários no Active Directory com C#

Fechar janela com JavaScript e ASP.Net