quarta-feira, 9 de abril de 2014

Criando Gráficos com o Report Viewer do .NET C#

Olá pessoal, faz um bom tempo que eu postei algo aqui no blog e que está meio abandonado rsrsrsrs, estive fazendo pós graduação e meu tempo ficou escasso.
Mas vamos lá, vou falar um pouco sobre uma ferramenta muito legal, o Report Viewer do .Net, essa ferramenta pode gerar relatório e gráficos muito bacanas e o mais importante na minha opinião, também é possível visualizar os reports criados, no IOS e Android, visto que ele não é gerado em flash, não testei no Windows Fone mas tenho quase certeza que também funciona. É bastante simples de usar e o projeto completo está no final do artigo. Vamos a utilização:

Primeiro vamos gerar uma pequena massa de dados para utilizar em nosso exemplo, crie um banco de dados com o nome "TesteReportViwer" e execute o script neste link.

Crie um novo projeto no Visual Studio conforme a imagem abaixo:



Na ToolBox arraste um controle ReportViewer para a pagina, é importante lembrar que o ReportViewer somente irá funcionar com o ScriptManager do Ajax Extension na pagina, para renderizar o controle, vc pode baixa-lo aqui.

Adicione um novo item no projeto do tipo Report:





















No report vamos adicionar um DataSet para conectar a fonte de dados que criamos, no campo Data source, vamos adicionar um novo:

























No meu caso selecionei a conexão do web.config do projeto, porem é possível selecionar outras fontes de
dados, na tela seguinte vamos selecionar a StoredProcedure previamente criada através do script para gerar uma consulta no nosso dataset:



































Feito isso clicamos em Finish, desta forma já é possível montar nosso gráfico com os campos necessários, arraste um controle Chart para o report, a tela abaixo será apresentada, no nosso exemplo utilizaremos o gráfico de colunas:


































Feito isso é só montar o gráfico com o campos necessários, eu criei a seguinte visão abaixo:
















Onde meu Value seria os valores que eu quero medir no meu gráfico, a categoria que é a base do gráfico com meu clientes e a série seria os tipos de produtos. Este gráfico demostra a quantidade e tipo de roupas adquiridas por cliente.
Uma vez que nosso report está montado basta chamarmos ele em uma página através do controle ReportViwer lembrando que é necessário ter um ScriptManager na pagina para funcionar:




























Na seta a direita do controle, selecione o report que você adicionou no projeto, em seguida no Code Behind da pagina insira os comandos:


O resultado será esse:




Há varias formas de gerar gráficos com o ReportViewer, podemos passar parâmetros e  gerar diversos tipos de gráfico e relatórios, este exemplo é apenas didático e o objetivo é ser simples, explore o potencial desta ferramenta que na minha opinião tem muito a oferecer.

Um abraço e até a próxima :)


Download Projeto Completo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isolando usuário SQL para acesso em uma View especifica.

Olá pessoal, precisei criar um usuário para acessar uma View no SQL no meu banco de dados. Não sou especialista em banco de dados para os qu...